Como a maioria dos empreendedores que estão começando, você provavelmente fica confuso(a) com a diferença entre o Gerenciador de Negócios (Business Manager) e o Gerenciador de Anúncios (Ads Manager). Aqui nós vamos te explicar a diferença entre eles e como você pode se beneficiar com cada um.
Facebook para empresas
A primeira coisa que você precisa saber é que ambas são ferramentas dentro do Facebook, para quem possui página de negócios dentro da plataforma, onde você pode criar campanhas e exibir anúncios dentro da própria rede social.
O Facebook é uma das plataformas mais eficientes do mercado em relação a anúncios. Além do amplo público que utiliza a rede, tem também o fato de que você pode criar suas campanhas em diferentes formatos e com inúmeras opções de segmentação, possibilitando um maior número de conversões.
Como já falamos no nosso artigo É preciso estar em todas as redes sociais?, o algoritmo do Facebook prioriza cada vez mais posts de páginas que investem em anúncios. Dessa forma, os posts orgânicos de empresas ganham pouca visibilidade na rede. Portanto, é muito importante que você tenha uma verba reservada para esse fim, e saiba como anunciar e impulsionar os anúncios do seu negócio na plataforma.
Gerenciador de Negócios
O nome já dá uma pista do que se trata a ferramenta. A sua principal funcionalidade é a gestão de praticamente tudo que abrange um negócio em relação aos produtos do Facebook, como: Páginas, contas do Instagram, contas de anúncio, análises de campanhas, entre outros. Ele foi desenvolvido pensando nas etapas de produção de uma campanha, como: planejamento, criação e gerenciamento e mensuração de resultados.
Ter um Gerenciador é muito importante para o proprietário do negócio, uma vez que ele garante a administração de suas páginas e contas, além de permitir a inclusão de uma agência contratada como parceira do negócio, para gerir publicações e acompanhar campanhas.
Os principais pontos que essa ferramenta possibilita são:
- Criar e gerenciar vários produtos do Facebook em um só lugar, como: Páginas de empresas, contas do Instagram, lista de público ou catálogo de produtos
- Controlar o acesso de usuários e permissões para todas as pessoas que trabalham com suas contas de anúncios, Páginas e aplicativos
- Rastrear e acompanhar seus anúncios no Facebook e Instagram de forma eficiente, com visões gerais fáceis e visualizações detalhadas sobre seus gastos com anúncios e impressões
Resumindo, o Gerenciador de Negócios do Facebook, ou Business Manager como também é conhecido, foi desenvolvido para facilitar o trabalho de agências e empreendedores na hora de administrar e configurar diferentes perfis e contas de anúncio.
Dessa forma, esses profissionais podem gerenciar bibliotecas de mídia, criar publicações e anúncios pagos, e mensurar os resultados gerais das páginas.
Gerenciador de Anúncios
O Gerenciador de Anúncios, ou Ads Manager, está dentro do Gerenciador de Negócios e é onde você vai planejar, criar e divulgar suas campanhas de marketing no Facebook e Instagram. Nele você pode segmentar seu público alvo, aumentando assim a eficiência da sua estratégia.
Outro ponto é o acompanhamento do desempenho de cada anúncio criado e das campanhas, além de poder visualizar o orçamento pretendido ou destinado.
O Gerenciador de Anúncios disponibiliza 10 tipos de anúncios. São eles:
- Alcance
- Conversões
- Envolvimento
- Geração de cadastros (Lead ADS)
- Instalações do app
- Reconhecimento de marca
- Tráfego
- Vendas de catálogos de produtos
- Visitas a estabelecimentos
- Visualizações de vídeos
Você deve escolher o tipo de anúncio dependendo do objetivo e da estratégia de marketing criada por sua equipe ou agência.
Power Editor
Essa é mais uma opção para gerenciar as campanhas publicitárias da sua empresa. Embora ele seja muito semelhante ao Gerenciador de Anúncios, o Power Editor é uma versão superior, com mais e melhores recursos. Entretanto, o Power Editor possui um layout mais complexo do que o Gerenciador de Anúncios. Sendo assim, ele é mais indicado para agências e equipes de marketing.
Qual eu devo utilizar?
Tudo vai depender da sua necessidade e da quantidade de contas que você gerencia. Por exemplo, o Gerenciador de Anúncios pode ser utilizado por qualquer pessoa que queira anunciar, independente se ela cuida de uma ou mais contas, já que é nele que campanhas e anúncios serão criados. Portanto, se você gerencia apenas uma conta, o uso dessa ferramenta já é suficiente.
Já para agências ou equipes de marketing, que trabalham com várias contas ao mesmo tempo, essa ferramenta deve ser utilizada com o Gerenciador de Negócios. Ele funciona como uma “conta mãe”, onde é possível organizar e separar as informações de cada cliente, sem precisar fazer login toda vez que trocar de conta, pois todas são gerenciadas no mesmo lugar. Isso facilita muito o trabalho e o difere bastante da finalidade do Gerenciador de Anúncios.
Para concluir
Não existe uma ferramenta melhor, mas sim a que se ajustará melhor ao seu caso e necessidade, seja gerenciamento de dados ou anúncios. E, na maioria dos casos será necessário utilizar as duas em conjunto.