Construída nas gestões do governador Marconi Ferreira Perillo Jr. e do Secretário de Saúde Fernando Passos Cupertino de Barros, a unidade pública de saúde foi inaugurada em 27 de setembro de 2006.
Com o propósito de prestar atendimento de urgências e emergências em média e alta complexidade, hoje a unidade atende aproximadamente 45 municípios que estão no entorno de Aparecida de Goiânia entre demanda espontânea e pacientes encaminhados de outras unidades de saúde.
São realizadas cirurgias gerais, bucomaxilo e ortopédicas, além dos serviços ambulatoriais, como atendimentos de enfermagem, fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social.
O HUAPA compreende uma área de 25.000,00 m2, com 95 leitos (62 de internação, 5 de reanimação, 18 de observação, e 10 de UTI adulto, além de contar com um centro cirúrgico com 5 salas).
Em outubro de 2017 sob o decreto N° 9.070, a nomenclatura do hospital foi alterada, que passou a se chamar Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada , em homenagem ao ex secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Dr. Cairo José de Sousa Louzada, que prestou serviços relevantes à comunidade aparecidense e foi responsável pela implementação de importantes projetos na área da saúde.
No dia 10 de Julho de 2013, através de um contrato de gestão, o hospital foi entregue pelo governo do Estado ao Instituto de Gestão e Humanização (IGH), instituição de Utilidade Pública Municipal, qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) do Estado da Bahia e do Estado de Goiás, com sua sede na cidade de Salvador, podendo ter atuação em todo o território nacional.
- CategorySites