Se você quer bombar o seu Instagram, fica ligado nessas dicas.
Neste artigo você vai ver:
- A definição de engajamento.
- Como ele funciona.
- Como melhorá-lo.
O engajamento é a métrica que mede o quanto os usuários interagem com o seu perfil.
Ele analisa o quanto seus posts são atrativos para os seu seguidores. A partir daí, o Instagram decide o quanto vai distribuir o seu conteúdo e para quem vai distribuir.
Coisas que ajudam no engajamento:
- Curtidas, comentários, envios e salvamentos nos posts do feed.
- Tempo gasto com a timeline parada nos posts do feed e assistindo stories.
- Envio de DM’s e stories.
- Respostas e interações aos stories.
Só de analisar os itens acima, já dá para perceber que produzir um conteúdo de qualidade é fundamental para o crescimento da sua rede.
Insights referentes ao que acabamos de ler:
- O Instagram é uma rede social 100% visual. Lembre-se que o usuário desliza o feed e recebe dezenas de fotos por dia, por isso, invista seu tempo em edição, fazendo fotos legais, faça com que a SUA postagem chame atenção.
- Vimos acima que o tempo gasto com a timeline parada nos posts também ajuda no engajamento, então que tal elaborar uma boa legenda? Chega de apenas emojis, bote a cabeça para funcionar e escreva algo interessante, e melhor, algo que instigue as pessoas a responder.
- Outra coisa legal: o Instagram ADORA quando usamos as ferramentas dele. Use e abuse de todas elas nos stories. Use a caixa de perguntas, “arraste para o lado”, localização, entre outras opções.
- SEMPRE responda as mensagens, seja nos comentários, respostas de stories ou DM’s.
- O uso de hashtags ajuda demais no engajamento. Usando elas você consegue atingir mais pessoas que gostam do seu tipo de conteúdo. O Instagram agrupa as postagens com as mesmas hashtags, e possibilita os usuários a acompanharem tudo o que é postado com elas. Mas é importante saber usar! No máximo 5 de cada vez, que façam sentido para sua marca, e não coloque sempre as mesmas hashtags, ok? É importante variar.